quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estudo biblico para reflexão no culto da família dia 25 / 05/ 2011 no Templo Central.


 


Os Paradigmas e as Relações familiares na vida cristã

Paradigmas é modelo ou padrão que se deve : cumprir. Caso não venha violar princípios

Descartar modelos ou padrões . quando esses venham ferir nossos princípios. 1º cor. 6. 12.


Relacionamento: capacidade de conviver ou comunicar-se com os outros .ligação de amizades afetivas condicionadas as atitudes mutuas

Todo ser humano vive de relacionamento em relacionamento:

No entanto um bom ou mal relacionamento vai depender das nossas ações e reações em nosso inter-relacionamento humano; e, um relacionamento familiar sadio não cai do céu nem se instala por si só . Como cristãos devemos avaliar os principios que vão nortear as relações familiares de uma vida cristã. Sejam pelas palavras ou pelas atitudes : colossenses. 3: 12 a 17 e 4 : 5 e 6 prover bios 20: 10 a 24.

A feliçidade do casamento e da família depende de diversos fatores , e um deles é a comuinicação verbal por meio das palavras . como os elementos da família [Pai Mãe e filhos] se tratam mutuamente através disso pode se revelar o desejo de auto se edificar ou auto se destruir.

Palavras que edificam são ditas com paciençia , com amor com calma , no tempo certo , com domínio com temperança ou seja . a maneira como nossas palavras são ditas numa relação familiar podem gerar a felicidade ou a insatisfação que levará algun membro da família a insubmissão. Vejamos PV. 10.19 ,12.18, 15.4 e28 25. 11e col. 4 .6 vemos que não é nem tanto o conteúdo das palavras mais o revestimento delas,ou seja a maneira como nos relacionamos em nossas palavras não tem sentido por exemplo , o marido dizer a esposa EU TE AMO se diz isso com um tom raivoso ou condicionar-mos este amor que dizemos ao espaço ao tempo ou as circunstacias do momento . Quando o modelo ensinado pela Biblia para amar em todos os sentidos até mesmo para a família é 1º cor. 13:4 a 6. E o apostolo vai ainda mais longe nesse raciocínio no ensinamento aos efésios 5. 25 a 31 agindo assim destruiremos de uma vez por toda o extremismo do relativismo que aliás só tem sentido mesmo na teoria da física que prega que o tempo e o espaço não podem serem independentes uma da outra ,e na verdade todos nós sabemos que o ser humano está limitado ao tempo ao espaço e as circunstançias porem esse paradigma é quebrado em nome de um bom relacionamento familiar e em nome da unidade familiar através do amor que como virtude nunca falha e entre todas as virtudes é a maior 1] cor. 13. 13

A agressão verbal é um dos grandes inimigos da boa intimidade e do romance conjugal ! se a agressão é continua , se ela já se tornou um habito no relacionamento familiar isto se tornarar numa ferida aberta que vai sempre doer mais isso tem preço vejamos 1º cor. 15. 33 mat. 12. .36ª 37 quando usamos o bom verbo no relacionamento familiar estamos fazendo um bem aos nossos filhos esposa e esposos e se souber-mos fazer isso e não estamos fazendo cometemos um grave pecado tg. 4.17 mais Jesus também é enfático quanto essa omissão quando diz em Lucas 12. 47 em conhecendo a vontade do senhor e não fazendo será punido com muitos açoites .


Atitudes mais fundamentais entre os responsáveis por um padrão cristão na família

1º defender o sagrado ambiente familiar contra ;

A] interferência de fora : familiares ,amigos práticas não cristã mundanismo é presciso lutar pela família como instituição de Deus e não nos acomodar a nova moralidade [antiga imoralidade} a vontade de Deus quanto família não mudou desde Adão e Eva ; e não vai mudar jamais ; como responsáveis pela família não podemos fugir dos princípios da mutualidade pelo menos nos dez mandamentos principais 1º exortar heb.3.13 2º admoestar ROM.15.14 3º considerar HEB.10 24.. 4º CONSOLAR 1°TESS.4.18 5º amar uns aos outros João 13 .34 6º orar uns pelos outros 7º edificar uns aos outros 1º Tess.5. 11 8ºperdoar uns aos outros Ef. 4 32 9º suportar uns aos outros Ef.4. 2 10º levar as cargas uns dos outros Galatas 6. 2

Essas responssabilidades são impostas a pais e mães tenhamos cuidados e procuremos pois fugir –mos de um terrível extremo que é o antinomismo ou seja excluir de uma vez por toda a reciprocidade no relacionamento familiar .. Para edificar uma casa a mulher prescisa ser sabia Pv. 14 .1, o marido prescisa saber discernir que caminho vai conduzir seus filhos e cônjuge Pv.14.12 nem todo caminho é o melhor , um outro cuidado que se prescisa observar é com o generalismo prá não achar-mos que o fim de uma situação definirar se estamos certos ou errados foi bem colocado o pensamento do rei em eclesiastes cap. 3 . tudo tem o seu tempo e no VRS. 15 nos chama a responssabilidade a não deixar-mos que Deus tenha que nos pedir conta de tudo que nos responsabilizou O padrão moral da família deva está pautado nas evidençias da santidade no viver cristão O marido é a cabeça da mulher sendo ele o salvador do corpo familiar Ef. 5.23

Conclusão

Ler mat.12. 37 Tiago 3.10.11 entendemos que a fé cristã não tem terreno mais propicio e fértil para se desenvolver do que no lar onde reina o respeito verbal o respeito físico respeito moral e o padrão espiritual . O contrário desenvolverá um lar desajustado que propiciará insubmissão falta do pudor destruição dos princípios cristãos e éticos e a falta do controle de uma boa e agradável relação familiar: Tenhamos então cuidado para não ser-mos arrastados de nossa sã consciência para o situacionismo que leva a uma acomodação; E achar-mos que tudo está bem e normal desde que seja em nome do amor a ai tudo vale vejamos as advertências bíblicas ROM. 12.2 filp. 1. 10 isaias 5. 20

PR ANTONIO DIAS 25/05/2011 ASSEMBLEIA DE DEUS AL. NOVA PB


 

Que Deus continue no centro de nossa Familia


 


 


 


 


 


 

sábado, 7 de maio de 2011

restaurando o altar esdras 3.1a6

a passagem de esdras 3.1a6 fala de um elemento primordial que é a restauração do altar e nessa atitude dos filhos de israel apredemos uma lição é que eles levantam o altar e depois comecam a adorarem ao senhor ,
MAIS QUANDO LEMOS o vs. 6. vamos descobrir que o templo ainda não tinha sido nem colocado os fundamemtos o que no nosso ponto de vista seria um erro no entanto a regra mostra e nos ensina que antes de estar-mos oreocupados com o material procuremos primeiro lenvantar um altar ao senhor . aliás se olhar -mos a biblia encontraremos alguns homens que tiveram essa preocupação ex,. noé gen . 8. 20... GIDEÃO JZ.6.18 abraao . gn. 22.9 davi 1º cr. 21..26. E a nós é também imposta essa responssabilidade vejamos heb. 13.10a15 nesse texto somos convocados a sair -mos fora do arraial. que significa desligar-mos desta cidade ou seja daquilo que é nosso e busquemos o que é do senhor indo ao altar como sacerdote que fomos constituidos aa oferecer-mos nosso louvour confessando assim o seu nome .
Lembremos que a nossa adoração deve ser completa de tudo que o senhor tem direito e para isso temos uma advertencia dele em jo. 4.24 e ai vemos que não dar para substituir os elementos que compõem o nosso altar ou seja deu não aceita adoração de um altar saqueado
Aliás esse foi um dos muitos erros cometitos pelo rei acaz 2º reis 16. 8 e mais se não bastasse saquear o ouro que tipifica asantidade e a prata que tipifica a justiça Acaz foi mais descabido ainda quando foi a damasco e viu lá um altar e deu o modelo ao sacerdote urias ordenando edificar e sacrificar nesse altar de modelo pagão vss. 10a 13. e alem disso removeu o altar de bronze que estava diante do senhor do qual já tinha saqueado o ouro e a prata o rei toma para inquiri-lo destruindo peça por peça vss. 14. a 18. vemos aqui o homem decidindo a maneira de cultuar a deus e decidindo errado já que não se deve adorar da maneira que achamos mais da maneira que agrade a ele e o senhor tem um funda mento e não aceita jamais que seja removido a timoteo paulo escreve 1º tm 2.19 deixa claro que o senhor conhece os que são seus aos corintios o apostolo ´é ainda mais contudente no cap. 3. vers. 11 e no vers,. 17 se alguem destruir deus o destruirar .
aaaaaaaaaaltar literalmente falando é lugar de morte é um abatedouro é no altar que morremos para nossas convicsões nossa vontade desejos expectativas e contrariamos muitas vezes a nós mesmos a fim de agradar-mos a adeus humilhados e sub metidos a sua vontade em exodo .29.18 fala de uma oferta que devia ser queimada e quando isso acontecia deus recebia em cheiro suave e é isso que ele espea de cada um de nós deixemos -nos queimar no altar em sacrificio santo e agradavel ao senhor para que ele sinta nosso cheiro





sintese do culto de doutrina no templo central em 06/05/2011

restaurando o altar esdras 3.1a6